A andropausa nada mais é que o período marcado pela diminuição dos níveis de testosterona no homem. É um processo natural, devido ao envelhecimento. Seus sinais podem ser aliviados com algumas mudanças simples de rotina.
Estima-se que, atualmente, 20% do público masculino, entre 60 e 70 anos, apresenta um quadro clínico de andropausa. Ela pode ser diagnosticada por meio de avaliação clínica, com identificação dos sintomas, e através de dosagens dos hormônios masculinos.
Existem sintomas que podem identificar um caso de andropausa. Entre os mais comuns estão:
Se partirmos para tratamentos específicos, a reposição hormonal ajuda muito a aliviar os incômodos causados por esta fase. Contudo, ela está indicada apenas em casos onde houve declínio da produção de forma natural.
De modo geral, manter hábitos saudáveis, dieta equilibrada e praticar exercícios regulares, além de ajudar a combater a andropausa, evita doenças relacionadas à queda na produção de testosterona.
Essas doenças podem ser de origem cardiovascular, diabetes, hipertensão e aumento dos níveis de colesterol.
Outro fator fundamental é a visita ao urologista regularmente, para o acompanhamento do estado de saúde.
Além disso, hábitos como dormir de 7 a 8 horas por noite ajudam bastante. Em casos onde o homem apresenta sinais de depressão, por exemplo, pode ser necessário fazer psicoterapia ou iniciar o uso de antidepressivos.
Por fim, a andropausa não precisa afetar a rotina e o bem-estar do homem. É possível manter uma qualidade de vida, com saúde mental em dia!
Quer saber mais sobre? Entre em contato com a Clínica Homini!