A ejaculação precoce pode ser definida como aquela ejaculação sem controle e prematura, que ocorre com um mínimo estímulo sexual, impossibilitando seguir com a relação para satisfazer a parceira e a si mesmo.
Trata-se do problema sexual masculino mais comum, ocorrendo em 30% a 40% dos homens adultos.
A maioria dos homens pode levar de 5 a 20 minutos, normalmente.
A ejaculação é um problema de saúde de origem multifatorial. Uso de medicamentos, a história de relações sexuais anteriores, comportamentos ansiosos e transtornos como a depressão são alguns dos fatores que podem estar ligados à condição.
Além disso, muitos casos também estão relacionados à imensa preocupação do homem em proporcionar satisfação sexual para sua parceira. E ela acaba causando ainda mais problemas.
De forma geral, o diagnóstico dependerá da história do paciente.
Em suma, todo o tratamento deve ser realizado de forma integral, considerando sempre todos os aspectos do paciente e seu contexto de vida. Assim, poderá ser introduzido tratamento com medicamentos e/ou terapias.
Vale salientar aqui a importância da companheira, sendo paciente e transmitindo segurança e confiança ao homem.
Existem algumas técnicas que podem ajudar no problema. Duas das mais conhecidas são a técnica “start-stop” e a técnica da compressão.
A primeira é usada para habituar o homem a demorar mais tempo para ejacular, através de técnicas específicas de estimulação. Na segunda, o homem aprende a reconhecer as sensações que surgem antes da ejaculação a como controlá-las.
Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a clínica médica Homini!