Atualmente, a falta de libido masculina é vista ainda como um tabu por muitas pessoas.
Contudo, existem vários fatores que podem interferir no desejo sexual masculino. Assim, é importante estar atento aos sinais do corpo e reconhecer sempre os motivos que causam este comportamento atípico ou inesperado.
Vale salientar que a falta de libido pode ocorrer devido a um episódio pontual, mal-estar ou indisposição momentânea.
De modo geral, a falta de libido masculina é a diminuição ou mesmo ausência de desejo sexual no homem, podendo ter causas psicológicas ou físicas. Está intimamente ligada à produção de testosterona, que exerce papel fundamental no desenvolvimento sexual. Níveis considerados naturais giram em torno de 300 a 9000 nanogramas por decilitro de sangue.
Como dito anteriormente, a falta de libido está intimamente ligada à produção de testosterona. Mas, existem também outros fatores que podem interferir no processo. São eles:
Excesso de produtos químicos tem impacto direto na libido masculina. Drogas, álcool e alguns medicamentos alteram o fluxo sanguíneo, desencadeando outros problemas como a ejaculação precoce e disfunção erétil.
O psicológico tem grande influência também. Problemas como depressão, ansiedade e estresse (vilão do século XXI) são alguns dos fatores psicológicos mais relevantes. Muitas vezes, ela leva ao total desinteresse do homem pelo sexo.
A obesidade e diabetes, com aumento do colesterol, resultam na queda da testosterona. Outro problema, conhecido como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), caracterizado pelo crescimento excessivo da próstata, também tem efeito negativo.
Como vimos, são vários os fatores que contribuem para um caso de diminuição de libido. O ideal é procurar uma clínica de saúde sexual masculina, para você obter o diagnóstico correto e para ser tratado da melhor maneira possível.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Clínica Homini!