De forma geral, a vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. Ele interrompe a circulação de espermatozóides, produzidos nos testículos, impedindo assim qualquer chance de gravidez.
Não é necessária a internação. A cirurgia é realizada no consultório médico e o tempo gasto é inferior a uma hora.
Trata-se de uma esterilização voluntária definitiva. Por isso, o homem deve ter certeza que nunca mais quer ter filhos.
Apesar da possibilidade de reversão cirúrgica, o processo é bastante complicado e pode não ter sucesso.
Em suma, a cirurgia é realizada da seguinte forma: o médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. Todo procedimento leva de 15 a 20 minutos e, como dito anteriormente, não há necessidade de internação hospitalar.
Entre as principais vantagens que o procedimento apresenta:
Muitos homens ainda se recusam a fazer essa cirurgia por acreditar que ela possa levar a alterações na libido e distúrbios de ereção. Contudo, isto não é verdade. A vasectomia apenas torna o homem estéril, mas não interfere na produção de hormônios masculinos e muito menos em seu desempenho sexual.
O corte do canal apenas impede a chegada de espermatozóides até a uretra. O líquido seminal continua sendo eliminado normalmente durante a ejaculação. Não há intervenção alguma na função erétil ou na potência sexual.
No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da lei de n° 9.263/1.996, que trata do planejamento familiar, que contém artigos que estabelecem critérios e condições obrigatórias para sua execução.
Dúvidas? Entre em contato com a equipe da clínica Homini!